NANOMATERIAIS

SOBRE O BLOG

O mundo está insano! A ciência também! E os nanomateriais também. E eu também.

A ciência parece ser muito séria e inflexível, mas pode ser muito divertido. É com essa finalidade que trago um blog sobre o mundo nano de forma irônica, sarcástica e humorística. Os assuntos são sérios, mas a forma com que trato elas é  que vai depender do humor do meu gato. Eu nem tenho gato.

WELCOME TO THE NANOWORLD! Aqui você entrará em um portal que dará acesso à um mundo que seus olhos não veem. Um mundo da qual você desconhece e se tiver interesse vai ficar surpreso que os nanomateriais estão mais perto de você do que você imagina.

O blog tem por objetivo divulgar ciência, em especial a nanociência, desmistificando de uma forma mais divertida, afinal de contas VAMOS DOMINAR O MUNDO!

O QUE SÃO NANOMATERIAIS?

Nanomateriais são materiais que possuem em uma de suas dimensões um tamanho que pode variar de 1 a 100nm (1nm = a um bilionésimo de metro).

Comparação de tamanhos

Comparação de tamanhos

Atualmente existe muito interesse nesse tipo de material porque nessa escala eles apresentam propriedades que na escala macro não apresentariam. Propriedade óptica, supercondutividade, catalítica, antimicrobiano, etc, as tornam no ponto de vista da aplicação, interessante (e curioso). Quando se fala em nanomateriais, a sua composição não importa muito, mas sim qual tamanho ele possui.

Nanopatículas podem apresentar diversas formas, como por exemplo, esférica, tubo, bastão, cúbica, triangular, estrela, etc. Os mais conhecidos são nanotubos de carbono, nanopartículas metálicas (tais como ouro, prata, cobre) e fulereno

Estrutura simulada do fulereno

Estrutura simulada do fulereno

que é uma alotropia do carbono.

POR QUE TANTO INTERESSE?

Essas propriedades únicas se dão pela alta área superficial que esses materiais apresentam nesta escala. As partículas possuem mais átomos em sua superfície e mais quinas, das quais diminui o número de coordenação fazendo esses átomos reagirem mais. Alguns dos nanomateriais são aplicadas como sensores e outras como catalisadores na geração de energia por meio de uma reação química, como é o caso de  nanopartículas de ouro.

As nanopartículas de ouro (comumente chamadas no âmbito cientifico de GNP) em sua escala macro, não apresentam quimissorção, ou seja, não adsorve átomos de oxigênio ou hidrogênio, fundamental para catálise. Mas na escala nanométrica por conter muitos átomos de ouro disponíveis para ligação química,

Nanopartículas de ouro

Solução coloidal de nanopartículas de ouro

são capazes de fazer ligação química mediante a orbital d do ouro com o orbital p do oxigênio. Esse tipo de ligação é possível com nanopartículas com tamanho médio de 5nm.

Outra característica que as tornam interessantes para os cientistas é o efeito quântico (quantum effect) que materiais nanométricos podem apresentar. Esse efeito é responsável pela mudança da propriedade óptica que nanopartículas metálicas apresentam, como o ouro e a prata, e também os quantum dots.

A força que rege essa escala não é gravitacional, mas sim a eletromagnética, induzindo atração eletrostática e campos de força ocasionadas pelas cargas de superfícies.

As aplicações de nanomateriais vão desde a geração de energia (que é o caso acima), como também na medicina (melhorando a eficiência e o carreamento de fármacos). De uma maneira geral, a nanotecnologia mudará a forma em que as pessoas consumirão. Em alguns anos teremos em nossas mãos a nanociência que não vemos a olho nu, mas que seus efeitos serão sentidos por você.