NANOTECNOLOGIA

 

Nanotecnologia pode ser definida por três características:

  • Nanotecnologia é a pesquisa e desenvolvimento de tecnologia com materiais na escala de 1nm até 100nm.
  • Nanotecnologia cria e usa nanoestruturas que possuem novas propriedades devido ao seu tamanho.
  • Nanotecnologia é a manipulação de materiais e estruturas manométricas.

A Nanotecnologia pode ser definida como “a arte e ciência de manipular matéria na escala nano e possibilita projetar, criar, desenvolver, manipular, caracterizar nanomateriais que exibem novas propriedades. Tal é que em breve o modo de consumo da sociedade mudará (espero que para melhor). Em breve dispositivos terão melhores desempenhos, sensores a base de nanomateriais, celulares mais rápidos (principalmente baterias duráveis), câmeras fotográficas com lentes de alta definição, Hard Disc com mais capacidade de memória, detecção de doenças, monitor de pressão, etc.

Resultado de imagem para richard feynman

Richard Feynman, considerado o Pai da Nanotecnologia

A história da nanotecnologia começou com Richard Feynman em 1959 numa conferência da qual ele deu uma palestra intitulada como: “There’s Plenty of Room at the Bottom” [1]Nessa palestra ele discute a possibilidade de uma tecnologia que tornaria possível manipularmos a matéria numa escala bem abaixo de nossos olhos, a escala nano. Supôs que seria possível colocar toda a enciclopédia da Inglaterra na cabeça de um alfinete em ocasião da grande área superficial. Ainda nessa ocasião ele arriscou a dizer que nos anos 2000 iríamos olhar para o passado e questionar porque ninguém até 1960 nunca pensou ir nessa direção.

Embora Feynman tenha sido considerado o pai da nanotecnologia, o primeiro que usou o termo “nanotecnologia” foi o Japonês Norio Taniguchi em 1974 [2]. Na década de 1980 K. Eric Drexler populariza a nanotecnologia com seu livro “Engines of Creation: The Coming Era of Nanotechnology“. Ridicularizado na época, hoje é considerado um cientista visionário.

 

 

 

 

Deixe um comentário